INAM

  1. INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Aviso Prévio são medidas comprovadas, eficazes e viáveis de redução do risco de desastres e de adaptação climática, que salvam vidas e proporcionam um retorno dez vezes maior do investimento. No entanto, subsistem lacunas importantes nos sistemas de alerta precoce, especialmente quando se trata de traduzir os alertas precoces em ações precoces informadas sobre os riscos. Além disso, metade dos países em todo o mundo não possui sistemas de aviso prévio a múltiplos riscos (Multi-Hazard Early Warning Systems, MHEWS). As disparidades são maiores nos países em desenvolvimento e no continente africano.

Para responder a estas lacunas, a iniciativa global de Aviso Prévio para Todos (Early Warning For All – EW4ALL) foi divulgada pelo Secretário-Geral da ONU na 27ª Conferência das Partes (COP-27), através do seu Plano de Ação Executivo. O objetivo do EW4ALL é de garantir que todas as pessoas na Terra estejam protegidas por sistemas de aviso prévio até 2027.

Moçambique é um dos países pilotos e é neste contexto que o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), com o apoio do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), convoca o lançamento oficial e a consulta nacional sobre Aviso Prévio para Todos com o objetivo de desenvolver um roteiro para consolidar e aumentar a cobertura de aviso prévio a múltiplos riscos e atingir o objetivo de EW4ALL.

 

Anexo