INAM

Antes de 1909

Inam1A primeira tentativa de funcionamento do serviço de sinais foi dirigida pelo Sr. Frederico Oom. Este serviço viria a funcionar regularmente desde 11 de Janeiro de 1901 trabalho este que é devido ao 2º tenente A. Lopes. Deve-se também a este oficial os cálculos relativos ao eclipse do sol de 1908, mas a observação foi prejudicada pelo mau estado do céu.

Devido a uma avaria na pêndula do tempo médio, o serviço de sinais veio a ser interrompido dando-se os sinais apenas três vezes ao dia. Outro contratempo veio anular todo o esforço e desejo quando a linha telegráfica que provisósiamente tinha sido estabelecida caíu por terra com o grande temporal de Dezembro de 1908.Neste período há também a registar a primeira determinação de azimute da linha de pilares - centro do instrumento de passagens e do ponto de mira do culimador respectivo, - no valor de 1s,81±0s,032, sendo a distância entre os pilares de 73m,935.
Foi também ensaiada a primeira determinação de longitudes por passagens de estrelas de culminação lunar o qual produziu o valor provisório de 2h10m24s,1 EG.Pelo capitão Gago Coutinho, chefe de missão geodésica, foi realizada uma série de observações para a determinação da latitude a qual produziu o valos L.='25º25'5".