INAM

Nyusi

Sofala, 19 Abril de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na Cidade da Beira, Província de Sofala, o Radar Meteorológico, no âmbito da iniciativa ‘’Um Distrito, Uma Estação Meteorológica’’.

Lançada a 9 de Março de 2022, na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, a iniciativa como objectivo, de reforçar, modernizar e alargar a capacidade do país na previsão do tempo.

A edificação do Radar representa para o Governo de Moçambique, um contributo importante no compromisso da implementação do Plano Director Para a Redução do Risco de Desastres 2021-2030.

‘’Este radar responde à necessidade de consolidar os mecanismos de preparação e resposta após desastres, com acções concretas de monitoria de eventos extremos durante a sua ocorrência, emissão de alertas, bem como garantir a captação e disseminação da informação em tempo real’’, explicou o Presidente Nyusi.

A construção da infra-estrutura, orçada em 130 milhões de meticais, foi viabilizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), parceiro estratégico de desenvolvimento, que disponibilizou os fundos no âmbito do programa de reconstrução pós-ciclone IDAI.

A instalação do Radar está alinhada ao Quadro de Sendai para Redução do Risco de Desastres 2015-2030, em particular à antingir meta ( 7 Radares), que viza  aumentar substancialmente a disponibilidade e o acesso aos sistemas de Aviso Prévio para vários perigos e às informações e avaliações sobre o risco de desastres para a população até 2030.

‘’Este Radar é, igualmente, um contributo importante na implementação do Plano de Accão Executivo Sobre o Aviso Prévio pata Todos, lançado em Novembro de 2022, pelo Secretário Geral das Nações Unidas em Sharm-EL Sheik, Egipto, na sessão de alto nível, na cimeira dos lideres mundiais da 27ª sessão da Conferência dos Estados Parte da Convenção – Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 27), de que fizemos parte’’, salientou o Presidente da República.

Ao nível regional, o Radar materializa o compromisso dos Estados Membros da SADC, reunidos em Maputo a 8 de Setembro de 2022, Ministros responsáveis pela Meteorologia e Redução de Riscos de Desastres, representando os Chefes de Estado e Governos da SADC que adoptaram a “Declaração de Maputo’’, onde estão plasmados os compromissos dos Estados Membros para o estabelecimento do Sistema Integrado de Aviso Prévio e Accão Antecipada na Região da SADC.

O Radar ora inaugurado, vai facilitar a medição ou estimação da precipitação ou velocidade de progressão dos sistemas pluviométricos que podem causar Impactos negativos, bem como, a monitoria das bacias hidrográficas dos rios Púnguè, Búzi e Zambeze, contribuindo deste modo, para melhoria do sistema de aviso prévio na zona centro de Moçambique.

 

Veja Fotos da Cerimónia no Link A Baixo

Cerimónia de Inauguração do Radar da Beira