MONITORIA DA ÉPOCA CHUVOSA E ACTUALIZAÇÃO DA PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL PARA O PERÍODO DE NOVEMBRO DEZEMBRO 2018 E JANEIRO DE 2019

SUMÁRIO

O mes de Outubro foi caracterizado por fraca pluviosidade em quase todo o territorio Nacional. Destaca-se a estação de Lichinga que registou 82.6mm na terceira década (10 dias) e um acumulado menasal de 92.1mm.

Com a excepção de algumas estações com desvios positivos, nomeadamete Moeda, M da Praia, Lichinga, Furancungo, Inhambane, Panda, Xai-Xai e Maputo (Observatorio e Mavalae) (Fig. 2), em relação a normal climatológica mensal, o mes de outubro, registou queda de precipitação abaixo da média climatológica na maior parte das estações meteorológicas do país.

A actualização da previsão climática sazonal para o período NDJ 2018/2019 mostra uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Cabo Delgado, Nampula e a grande extensão da província de Niassa.e maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do Normal para as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica Sofala, Tete, parte sul a centro da província da Zambézia e a parte Sul-sudoeste de Niassa.

 

1. INÍCIO DA EPOCA CHUVOSA 2018-19

O mes de Outubro foi caracterizado por fraca pluviosidade em quase todo o território Nacional. Destaca-se a estação de Lichinga que registou 9.2mm e 82.6mm na seguda e terceira decadas respectivamente e um acumulado menasal de 92.1mm. Particular destaque vai para a zona sul do país (Figura 1) que registou queda de precipicação nas três decadas e um total de 67.5 mm (Inhambane), 35.0mm (Panda), 77.7mm (Xai-Xai) 56.7mm (Mavalane), 68.3mm (Observatorio) e 45.3mm (Changalane).

Contrariamente a zona Sul, as zonas Centro e Norte do País, no mesmo periodo, registaram queda de precipitação, fraca e dispersa, entre a primeira e terceira decadas com excepcao da estações de Lichinga (92.1 mm, Mocuba (19.5mm), Quelimane 18.4mm), Milange (34.5 mm, e Espungabera (37.0mm).

 PRCP Fig1

          Figura 1: Precipitação acumulada por Decadas (10 dias) no mes de Outubro.

 

 2. COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO DURANTE O MÊS DE OUTUBRO 2018

Com a excepção de algumas estações com desvios positivos, nomeadamete Moeda, M. da Praia, Lichinga, Furancungo, Inhambane, Panda, Xai-Xai e Maputo (Observatorio e Mavalae) (Fig. 2), em relação a normal climatologica mensal, o mes de outubro, registou queda de precipitação abaixo da média climatológica na maior parte das estações meteorológicas do país (desvio negativo), como ilustra a Figura 2 abaixo.

PRCP Fig2

Figura 2: Precipitação acumulada, mensal em relacao a normal, registada na rede de estações do INAM no mês de Outubro 2018.

 

3. ACTUALIZAÇÃO DA PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL PARA O PERÍODO ND2018-J2019

A actualização da previsão climática sazonal (Três meses acumulados) para o período ND2018-J2019 é indicativa de dois cenários que são nomeadamente:

  1. Uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Cabo Delgado, Nampula e a grande extensão da província de Niassa.
  2.  Uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do Normal para as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica Sofala Manica, Tete, a parte sul a centro da província da Zambézia e a parte Sul-sudoeste de Niassa (Figura 3).

PRCP Fig3

Figura 3: Previsão Climática sazonal para o período de Novembro 2018 a Janeiro 2019.

 

4. ESTADO ACTUAL E PREVISÃO DA EVOLUÇÃO DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENSO)

A presente actualização da previsão climática sazonal foi elaborada usando como condições iniciais as temperaturas da superfície do mar (SSTs) ocorridas durante o mês de Setembro. Dutante o mes de Outubro a evolução das condições Oceano-Atmosfericas continuaram a favorecer ao desenvolvimento de El Niño. As projecções, tonto de modelos Dinamicos como Estatisticos projetavam em cerca de 70-75% de possibilidades do surgimento de El Niño de magnitude fraca a moderada entre meados de Outubro a Novembro de 2018 (Figura 4).

PRCP Fig4

Figura 4: Actualização da previsão probabilística do ENSO. (Fonte CPC/IRI)

  

Em termos históricos (climatologia), o El Niño muitas das vezes é associado a queda irregular de chuvas (geralmente abaixo da media), sobretudo nas províncias das zonas sul e centro do país.

Neste contexto, o INAM apela a todos os utilizadores desta previsão climática para acompanhar as subsequentes actualizações para os períodos, D2018-J2019, JFM, FMA e MAM de2019 que são feitas em finais de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro respectivamente.

 

 

PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL PARA O PERÍODO DE OUTUBRO DE 2018 A MARÇO DE 2019

Os peritos da área do clima dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reuniram-se em Gaborone - Republica do Botswana entre os dias 13 e 24 de Agosto de 2018. O encontro inserido no Fórum de Antevisão do Clima Regional da África Austral (SARCOF) e, visava a elaboração da previsão climática sazonal de consenso para a época chuvosa 2018/2019 da região. A previsão foi elaborada usando as condições das temperaturas da superfície do mar (SSTs, na sigla inglesa) do mês de Julho e as condições oceano-atmosféricas previstas para os períodos em análise.

 

ANTEVISÃO CLIMÁTICA PARA MOÇAMBIQUE

Para o período Outubro-Novembro-Dezembro (OND) de 2018 (Figura 1), há uma maior probabilidade de ocorrência de:

  1. Chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a extensão das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, e os distritos a norte da província da Zambézia;
  2. Chuvas normais para os distritos a leste-nordeste de Tete, centro, oeste e leste da Zambézia e;
  3. Chuvas normais com tendência para abaixo do normal na maior extensão da província de Tete e sul da Zambézia e toda a extensão das províncias de Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.

OND 2019

 Figura 1: Antevisão da precipitação para o período OND - 2018.

 

Para o período Novembro-Dezembro-Janeiro (NDJ) de 2018/2019 (Figura 2), há uma maior probabilidade de ocorrência de:

  1. Chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Niassa, Cabo Delgado;
  2. Chuvas Normais nos distritos a norte de Tete, centro a norte de Nampula e distritos a sul de Niassa e;
  3. Chuvas normais com tendência para abaixo do Normal para a grande extensão da Província de Tete e centro a sul de Nampula e toda a extensão das províncias da Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.

NDJ 1819

Figura 2: Antevisão da precipitação para o período NDJ – 2019/2019.

 

Para o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro (DJF) de 2018/2019 (Figura 3), há uma maior probabilidade de ocorrência de:

  1. Chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Cabo Delgado e Nampula e os distritos a leste de Niassa, a província de Maputo e Gaza e os distritos a sul e oeste de Inhambane junto a fronteira com Gaza;
  2. Chuvas normais com tendência para abaixo do normal para toda a extensão das províncias da Zambézia Tete, Manica, Sofala, e alguns distritos a norte de Inhambane.

DJF 1819

Figura 3: Antevisão da precipitação para o período DJF – 2018/2019.

 

Para o período Janeiro-Fevereiro-Março (JFM) de 2019 (Figura 4), há uma maior probabilidade de ocorrência de:

  1. Chuvas normais com tendência para acima do normal nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e norte a cento - leste de Niassa;
  2. Chuvas normais com tendência para abaixo do normal para a parte oeste e sul da província do Niassa e oeste de Nampula e a totalidade das províncias da Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.

JFM 19

Figura 4: Antevisão da precipitação para o período JFM - 2019.

 

ANTEVISÃO CLIMÁTICA PARA A REGIÃO DA SADC

Durante o período Outubro-Novembro-Dezembro (OND) de 2018 para a África Austral, há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas acima do normal com tendência para o normal na zona 2 e chuvas normais com tendência para acima do normal nas zonas 3, 6, 8, 10, 11 e 12. O resto da extensão dos países da África Austral que inclui as zonas 1, 4, 5 7 e 9 há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal (Figura 5).

OND18 SADC

Figura 5: Antevisão da precipitação para o período OND-2018, região da SADC.

 

Durante o período Novembro-Dezembro-Janeiro (NDJ) de 2018/2019 para a África Austral, nas zonas 1, 2, 4, 5, 7, 9 e 10 há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal e, chuvas normais com tendência para abaixo do normal nas zonas 3, 6, 8 e 11 (Figura 6).

NDJ1819 SADC

Figura 6: Antevisão da precipitação para o período NDJ-2018/2019, região da SADC.

 

Durante o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro (DJF) de 2018/2019 para a África Austral, à excepção das zonas 1, 2, 7, 6, 10, 11 e 12 onde há maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal, o resto da extensão da África Austral que inclui as zonas 3, 4, 5 e 8 há maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do Normal (Figura 7).

DJF1819 SADC

Figura 7: Antevisão da precipitação para o período DJF-2018/2019, região da SADC.

 

Durante o período Janeiro-Fevereiro-Março (JFM) de 2019, para a África Austral, há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal nas zonas 3 8, 10, 11 e 12. O resto da extensão do território da Africa Austral que inclui as zonas 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 9 há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal (Figura 8).

JFM19 SADC

Figura 8: Antevisão da Precipitação para o período JFM-2019, região da SADC.

 

Conclusão

A presente previsão sazonal foi elaborada com condições da temperatura da superfície do mar (SSTs) observadas no mês de Julho de 2018 sob condições inactivas ou neutra do El Niño Oscilação Sul (ausência de EL Niño e/ou La Niña). As projecções de modelos dinâmicos e estatísticos apontam a evolução do fenómeno para a fase de El Niño entre Novembro 2018 e Janeiro 2019.

Tendo em consideração as condições oceano - atmosferas sobre as quais esta previsão foi elaborada, o INAM fará mensalmente atualizações na última década (dez dias) dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019.

Deste modo, o INAM apela ao Público para acompanhar as actualizações desta previsão, bem como os alertas e avisos que serão emitidos dado o risco de ocorrência de eventos extremos associados a este período.

 

 

Baixe o Ficheiro aqui Data de emissão
Actualização da Previsão Climática Sazonal  pdf    NEW Outubro/2018  
Previsão Sazonal para OND2018 e JFM2019  pdf     Setembro/2018  
SADC-CSC-Regional-Early-Warning-Bulletin_-2018-19-Rainfall Season  pdf                        

 Agosto/2018

 
     

Back to top